O “match” chegou ao mercado imobiliário. Achar o imóvel
ideal no Rio de Janeiro, de acordo com os desejos e necessidades de cada um,
vai ficar mais fácil a partir de agora com a plataforma online URB9
(URB9.com.br), lançada pela Nova Aliança.
A imobiliária investiu numa ferramenta inédita para fazer o encontro entre o comprador e o imóvel dos sonhos, apontando as opções de imóveis disponíveis nos bairros, de acordo com aquilo que ele mais deseja, e não apenas apresentando o cardápio de imóveis baseado na metragem da planta e no número de quartos, como fazem as demais plataformas do mercado.
A imobiliária investiu numa ferramenta inédita para fazer o encontro entre o comprador e o imóvel dos sonhos, apontando as opções de imóveis disponíveis nos bairros, de acordo com aquilo que ele mais deseja, e não apenas apresentando o cardápio de imóveis baseado na metragem da planta e no número de quartos, como fazem as demais plataformas do mercado.
Além de ajudar a achar o imóvel, a URB9, segundo a empresa,
reduz custos e traz agilidade e privacidade ao processo. Desde o agendamento
das visitas até o recebimento das propostas pelo proprietário e a negociação em
si, tudo é feito diretamente na plataforma, com a participação do dono do
imóvel, do comprador e do corretor. De acordo com a Nova Aliança, quem vende
paga à plataforma comissão de apenas 3% sobre o valor do imóvel, enquanto o
mercado cobra até 6%; e quem compra não precisa pagar nenhum sinal, só vai
desembolsar dinheiro efetivamente no ato da assinatura da escritura. Ao invés
disso há um contrato de compromisso, com multa de apenas 1% do valor do imóvel
em caso de desistência. Atualmente, a prática é sinal de 10% do valor do imóvel
e multa proporcional, em caso de desistência do negócio.
“O mundo está mudando e sabemos que é preciso acompanhar a
evolução da sociedade para nos manter no mercado”, explica Johnny Guedes, CEO
da Nova Aliança Imóveis. “Decidimos então inovar e investir na criação da URB9
para liderar a transição do mercado imobiliário para um modelo digital e mais
leve, que é uma demanda das novas gerações. Reduzimos o valor cobrado na
comissão porque agora temos uma ferramenta que torna todo o processo mais
eficiente e, por isso, apostamos no aumento do volume de vendas. Todo mundo
ganha assim. Esperamos fechar seis negociações por dia com a URB9”, completa. A
URB9 entra no ar com a expectativa de chegar a uma oferta de 25 mil imóveis em
2020.
Para o corretor, a plataforma agiliza a marcação das visitas
e já verifica de saída os documentos dos imóveis para antecipar a solução de
qualquer problema bem antes da hora do fechar o negócio. Com isso, a Nova
Aliança pretende reduzir o período médio de compra de um imóvel, que hoje é de
cerca de 14 meses entre o início da busca e o fechamento do negócio, para 60
dias. “Ao trazer mais simplicidade para os processos de compra e venda, a URB9
vai também trazer liquidez ao mercado imobiliário do Rio de Janeiro”, afirma
Guedes. “Com o aumento do volume de vendas e o foco ajustado ao desejo do
comprador, o corretor também tem possibilidade de ganhar mais”, acredita
Guedes.
Como funciona o match
Para acessar a ferramenta de match, o comprador informa seus
dados (idade, número de filhos, se possui ou não carro, entre outros) e
responde a perguntas sobre seus interesses e hábitos: se pratica atividades ao
ar livre, se mobilidade e acesso fácil ao comércio são fundamentais, ou se
prioriza tranquilidade e silêncio, por exemplo. A partir das respostas, a URB9
faz o ranking do que é importante para ele e mostra todos os imóveis à venda
que se encaixam nas suas preferências em três opções de bairros.
“O questionário é simples e rápido e economiza o tempo do
cliente porque ele só irá visitar realmente imóveis que o atendem. A intenção é
também abrir os horizontes do comprador, que muitas vezes está focado em apenas
uma região específica, mas sem achar o pacote completo que busca. Ao ser
apresentado para imóveis com os atributos desejados em outros bairros, ele ganha
mais opções de escolha”, pondera Guedes.
Facilidade para anunciar
O cadastro na plataforma é feito em apenas sete passos e
começa com a análise da documentação básica do imóvel, para antecipar a solução
de problemas que comumente surgem na conclusão da venda. O anúncio é publicado
em até 48 horas se não houver pendências. Dessa forma, quando o comprador
escolhe o imóvel que quer, o fechamento do negócio acontece mais rapidamente. O
proprietário ainda recebe dicas de como tirar melhores fotos para anunciar o
imóvel, ou pode receber indicações de fotógrafos profissionais para tornar seu
anúncio mais atraente. Outra vantagem é a transparência: todas as propostas são
feitas via plataforma, e não apenas com a intermediação da imobiliária.
Marcando a visita
O agendamento é feito via plataforma, tornando o processo
rápido e conveniente. O contato com o corretor acontece somente online, a
partir do dia da marcação e até o dia da visita. Assim, o interessado não
precisa fornecer seu número de telefone. Durante todo o processo, o interessado
no imóvel terá clareza com relação à documentação necessária para a conclusão
do negócio. O processo de negociação é totalmente transparente, feito em um
chat na plataforma, do qual proprietário, comprador e URB9 participam. O serviço
também traz flexibilidade na escolha do local de assinatura de contrato.
Fonte: mercadoimobiliario.net
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