Após fechar a última década com chave de ouro e um
faturamento de R$ 62 bilhões em 2019, o Carrefour Brasil acaba de anunciar um
grande investimento. A gigante divulgou neste domingo (16), que comprou 30
lojas da rede Makro no país por um acordo de R$ 1,95 bilhão.
A aquisição é a mais importante para o grupo no Brasil desde
a compra do mercado Atacadão em 2007. Das 30 lojas adquiridas, 22 são de
imóveis próprios, enquanto os outros 8 são alugados. Como parte da aquisição
também estão 14 postos de combustíveis operados pela Makro. Ao todo, são cerca
de 165 mil metros quadrados de área de vendas.
”Isso evidencia
nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento e está
em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022. O modelo de atacado tem
sido um grande contribuinte para o crescimento do Carrefour nos últimos anos,
especialmente no Brasil. Com essa transação, iremos expandir nossa presença no
mercado brasileiro, o segundo maior mercado para o Grupo depois da França”,
declarou Alexandre Bompard, Presidente do Conselho de Administração e CEO do
Grupo Carrefour.
Em conjunto, as lojas da Makro venderam R$ 2,8 bilhões em
2019. Segundo o comunicado, o plano é converter as bandeiras das 30 unidades no
máximo em 12 meses.
Com a mudança a expectativa é que as lojas tenham um
faturamento 60% maior.
“Esta transação é um acelerador de crescimento para o
Carrefour no Brasil. Com essa aquisição o Atacadão vai fortalecer sua presença
geográfica e consolidar ainda mais sua presença nacional. Essa aquisição,
juntamente com nosso ritmo de crescimento orgânico com 20 lojas Atacadão
abertas em 2019, vai representar uma aceleração equivalente a um ano e meio de
expansão, marcando um importante avanço para o Grupo Carrefour Brasil”,
finaliza Alexandre Bompard.
O Carrefour concluiu o último ano operando 692 lojas no
Brasil, sendo que 186 são Atacadão. Com o novo investimento o grupo vai
aumentar para 217 as lojas Atacadão.
Makro Food
O Makro Food Service foi fundado em 2016 pelo Grupo Makro,
que faz parte do grupo holandês SHV. Presente no mercado desde 1896, a SHV é
uma das maiores empresas privadas da Europa presente em mais de 70 países.
Nos últimos anos a companhia que antes era voltada apenas a
atacadistas, passou a atender o público geral. Com a venda a rede Makro ainda
possui 38 unidades no país, só no estado de São Paulo são 24 lojas. Outras 14
unidades estão previstas para serem negociadas nos próximos meses para outras
redes.
Fonte: Consumidor Moderno
Nenhum comentário:
Postar um comentário