Pesquisar este blog

domingo, 20 de outubro de 2019

Vistoria antes de receber as chaves do imóvel

Na hora que recebemos a notícia de que vamos receber as chaves do imóvel que compramos na planta, ou seja, que ainda será construído, a emoção é contagiante, principalmente, se isso representa a realização de um sonho de ter sua casa própria ou mudar-se para um lugar melhor. Mas, é também nessa hora que é importante estar atento aos aspectos que implicam no termo “vistoria”. Para orientar nesse processo da vistoria antes de receber as chaves, o escritório especializado em direito imobiliário, Paula Farias Advocacia, preparou uma espécie de checklist.

Antes de começar tenha em mãos o memorial descritivo do imóvel para fazer verificação se tudo aquilo que foi mencionado consta na unidade entregue. O segundo passo será verificar as esquadrias alumínio/madeira e analisar todas as aberturas e conferir se não há ranhuras, rachaduras ou pintura danificada. Em seguida, será a vez das instalações elétrica que, provavelmente, ainda não será possível testar porque o medidor de energia não estará instalado. Nesse caso, deve constar na vistoria que as instalações elétricas não foram verificadas por falta de instalação.  As orientações do escritório de advocacia não param por aí. Confira!

Tome nota para vistoria antes de receber as chaves

Instalações hidráulicas

Ligue todas as torneiras e deixe a água sair por cerca de dois minutos para verificar se não existem vazamentos nos sifões. Já nas descargas das bacias sanitárias, acione e veja se a vazão d’água é satisfatória, repetindo o acionamento na sequência por mais uma vez para ter certeza do bom funcionamento.

Revestimento cerâmico

Verifique visualmente se não existem peças de tonalidades diferentes, danificadas ou trincadas. Ao caminhar, verifique se estão bem assentados e se não há pisos soltos. Escolha alguns pisos, bata com as mãos para verificar se estão ocos. Verifique também se não há desníveis. Confira a qualidade do revestimento principalmente próximo aos ralos.

Contrapiso

Com as mãos ou com o cabo de uma vassoura, bata nos pisos para verificar se estão bem feitos e se não há pisos ocos, o que poderá comprometer o revestimento futuramente.

Pintura

Verifique visualmente se as paredes estão planas e se não existem pontos que formam sombras. Caso existam falhas na pintura, como manchas, deve ser solicitada a correção. Faça constar essa informação também no checklist.

Vaga de garagem

Com uma trena, verifique o tamanho da sua vaga de garagem.

Nenhum comentário: