A marca americana de hipermercados Walmart desaparecerá do
Brasil até o próximo semestre. Nesta segunda-feira (12), Luiz Fazzio,
presidente da companhia no país, anuncia aos funcionários e colaboradores a
decisão.
A partir de agora, a companhia se chama Grupo Big e, nos
próximos 18 meses, investirá mais de R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação
de suas lojas. A mudança ocorre um ano após o Fundo de Investimento Advent
adquirir 80% do Walmart Brasil.
A mudança de nome ocorre, principalmente, por razões econômicas.
A empresa precisa pagar royalties mensais aos americanos, donos da marca
Walmart, 0,7% das vendas, pelo uso do nome.
Ainda assim, a marca Sam’s Club, também pertencente ao grupo
Walmart, continuará com o mesmo nome e abrirá dez novas lojas. A primeira será
inaugurada no início deste semestre e, até o final do ano, mais três unidades
serão abertas, afirmou a empresa.
“O foco é na operação. Com esse movimento, a companhia visa
se aproximar ainda mais de seus clientes em todas as regiões e formatos em que
atua, com o objetivo de ser reconhecida como a melhor opção de compras para o
consumidor, com amplo sortimento e excelência no atendimento”, diz a nota do
grupo Big sobre a mudança.
As lojas de hipermercado Walmart do Nordeste passarão a se
chamar Big Bompreço, enquanto as do Sul e Sudeste se chamarão apenas Big. O
Grupo mostra, em números, que as mudanças vão muito alem de adquirir novas
bandeiras e mudar nomes.
A empresa planeja realizar mudanças efetivas na operação em
todo o País, com a renovação das lojas e uma nova estratégia comercial e de
preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100
hipermercados.
Em 2018, a receita bruta do grupo atingiu R$ 24,5 bilhões,
queda de 13% em relação a 2017. Para 2019, a empresa não projeta crescimento na
receita, por conta da fase de transição.
O Grupo BIG opera no Brasil desde 1995 e possui mais de 500
unidades em 18 estados brasileiros. O grupo possui 8 bandeiras entre
hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bom Preço e Nacional),
atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Clube) e lojas de vizinhança
(TodoDia). O grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do
Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário