Pesquisar este blog

domingo, 27 de outubro de 2019

O que levar em conta na hora de comprar um imóvel para pessoas com necessidades especiais

A aquisição de um bom imóvel está no panorama de realizações de qualquer pessoa. E, ao vislumbrar a oportunidade de realizar esse sonho, algumas preocupações são comuns para todos, como localização, segurança, lazer, comodidade, proximidade de comércios etc. Porém, pouco se fala e se discute sobre o que deve ser levado em consideração na hora de comprar um imóvel para pessoas com necessidades especiais.

Considerando que esse público tem preocupações e demandas particulares, nós preparamos esse artigo.  Afinal é muito importante lembrar o que é importante na hora de comprar um imóvel para pessoas com necessidades especiais.

Acessibilidade estrutural

O primeiro ponto a ser analisado deve ser a acessibilidade estrutural da construção, seja de uma casa ou apartamento. Locais planos, rampas de acesso, escadas com corrimão e elevador são algumas das características estruturais essenciais para atender às pessoas com necessidades especiais.

Além disso, é altamente recomendável conhecer a estrutura do bairro ou região do imóvel. Fácil acesso ao transporte público, calçadas, ruas e vias bem pavimentadas e bem sinalizadas; e, rede comercial com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, são alguns dos principais diferenciais a se levar em consideração na hora de decidir comprar o imóvel, seja uma casa ou apartamento.

Acessibilidade e estrutura interna do imóvel

Tão importante quanto a acessibilidade estrutural externa, é a acessibilidade e estrutura interna do imóvel. Desse modo, um local pensado para pessoas com necessidades especiais deve ter toda uma arquitetura e engenharia adaptada para essas pessoas. Portanto, veja alguns fatores que devem ser levados em conta:
  • Portas amplas (no mínimo 90 cm);
  • Janelas mais baixas (em torno de 70 cm para cadeirantes);
  • Espaço para locomoção;
  • Ambiente totalmente plano e sem degraus, com rampa de acesso;
  • Banheiros com barras de segurança em aço inox e espaço para o uso de equipamentos especiais, como cadeiras de rodas;
  • Tomadas e interruptores em altura adequada;
  • Armários com portas de correr para facilitar o manuseio;
  • Móveis com pontas arredondadas para evitar acidentes;
  • Elevadores com numeração em braile;
  • Bancadas e pias com altura adaptada;
  • Piso antiderrapante e ambientes espaçosos;
  • Corrimão.
Linhas de crédito especiais e microcrédito para reforma

Além da estrutura externa e interna do imóvel, ao comprar uma casa ou apartamento para pessoas com necessidades especiais é importante atentar-se para algumas condições especiais oferecidas para esse segmento da população.

Alguns bancos populares oferecem linhas de crédito especiais específicas para esse público. Esse subsídio oferecido pelos bancos é custeado pelo Governo Federal, e visa justamente oferecer melhores condições para que esse segmento da população possa ter acesso a moradias que atendam às suas necessidades.

Portanto, na hora de comprar um imóvel, pessoas com necessidades especiais podem considerar a possibilidade de utilizar essas linhas de crédito para conseguir melhores condições de financiamento.

Outra condição oferecida é o acesso ao microcrédito para reforma especial, que pode ser solicitado para realizar reformas de adaptação de estruturas que visem melhoria na qualidade de vida do morador.

Esse tipo de política de financiamento e crédito, oferecida por bancos, construtoras e imobiliárias, vem sendo, ao longo dos últimos anos, incentivada tanto pelo Governo Federal, como pelos governos dos estados. Trata-se de uma forma de busca pela igualdade de acessibilidade e de garantir a esse segmento da população melhores condições de vida.

Nenhum comentário: