Quando o assunto é a compra de imóvel muitas pessoas não
sabem o procedimento que deve ser feito para que seja finalizada a compra, o
que faz muitos compradores viverem na ilusão que já são donos do imóvel.
Hoje neste texto vamos falar sobre a parte burocrática que existe na compra de um imóvel.
1 Das formalidades que devem ser observadas
No momento em que o comprador e vendedor fecham negócio o mais comum de acontecer é que seja assinado um contrato particular. Normalmente, apesar de ser utilizado o termo compra e venda, estamos falando de uma promessa ou compromisso de compra e venda.
Comprar uma casa não é como comprar pão, é preciso observar
algumas formalidades, que são:
O contrato de compra e venda deve ser feito por meio da escritura de compra e venda, em regra.
Pagamento do ITBI.
Registro da compra.
Da escritura de compra e venda
Em regra, é obrigatória que a formalização da compra e venda do imóvel seja feita por meio de escritura, vejamos o que diz o Código Civil:
Art. 108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.
Mas nem sempre a escritura será obrigatória, poderá em algumas exceções a transferência ser feita por meio do contrato particular.
2.1 Quando a escritura não é obrigatória?
Para tornar mais prática a análise da não obrigatoriedade da escritura montamos o um quiz, basta responder as perguntas com sim ou não.
a) O valor do imóvel é inferior a 30 vezes o maior salário
mínimo vigente?
( ) Sim (
) Não
b) A compra e venda está sendo realizada pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)?
( ) Sim (
) Não
c) A compra e venda está sendo realizada no Sistema Federal de Habitação (SFH)?
( ) Sim (
) Não
d) É Termo, contrato ou título emitidos pela União, Estado ou Municípios sobre terra pública rurais?
( ) Sim (
) Não
e) É programa de arrendamento residencial?
( ) Sim (
) Não
f) É compromisso de compra e venda, cessão ou promessa de cessão de lote urbano quitado, cujo a propriedade ainda é da loteadora?
( ) Sim (
) Não
Resultado: Se teve pelo menos uma resposta sim, a escritura não é obrigatória. Se todas suas respostas foram não, a escritura é obrigatória.
2.2 Como é feita a escritura?
Para que seja feita a escritura é necessário procurar um Cartório de Notas, pode ser feito em qualquer um de sua confiança, não precisa ser, necessariamente, o que seja o mais próximo do imóvel.
Não basta ir no cartório para que a escritura seja lavrada, é necessário alguns documentos do vendedor, comprador e do imóvel. Você pode ver aqui quais são estes documentos.
O valor da escritura é tabelado, que será cobrado de acordo
com o valor do imóvel ou o valor da compra, o que for maior (será utilizado
como base de cálculo o mesmo valor que for usado para calcular o ITBI).
3. Do Imposto que é devido
Além do valor que foi combinado pela a compra do imóvel, o comprador deverá pagar o ITBI. Mas quanto é o valor deste imposto? Depende, cada município estabelece qual será o valor.
Na cidade de São Paulo são os valores:
Se o imóvel for adquirido pelo sistema SFH, no PAR (programa
de arrendamento residencial) ou HIS (habitação de interesse social) a alíquota
será de 0,5% sobre o valor financiado, no limite de até R$ 91.820,01 (valor
correspondente a 2019). Sobre o valor restante que ultrapassar a alíquota será
de 2%.
Nos demais casos a alíquota é de 3%.
Pode a lei municipal estabelecer a isenção do pagamento do
ITBI e a Constituição Federal imunidade.
4. Do Registro
Não basta o comprador assinar a escritura ou o contrato particular e pagar o ITBI para que seja dono do imóvel, é preciso que seja registrada a compra.
Vejamos o que diz o Código Civil:
Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.
Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.
Enquanto não for realizado o registro da compra o vendedor
continuará sendo considerado o dono do imóvel.
E como que se faz o registro? O comprador deverá procurar o
Registro de Imóveis competente e levar os documentos necessários para que seja
feito o registro da compra.
4.1 Dos custos para registro
Para que seja feito o registro deverá ser pago as custas do cartório, chamado de emolumentos. São dois valores devidos: os emolumentos para a prenotação e para o registro da compra e venda.
Os emolumentos do cartório são tabelados, assim, basta consultar a tabela para saber quanto custará o respectivo registro.
5. Glossário
a) Escritura de compra e venda de imóvel: ato lavrado pelo tabelião de notas por qual uma das partes vende um imóvel para a outra parte.
b) Registro da compra: ato em que o comprador passa o imóvel
para o seu nome.
c) Contrato particular: documento feito entre as partes, sem
a presença do tabelião.
d) Emolumento: é o valor devido ao cartório pela a prática
de um ato.
Outros textos que podem ser do seu interesse:
Qual cartório devo procurar?
Comprei um lote da loteadora, tenho que fazer escritura?
Cuidados que devem ser tomados na compra de um imóvel.
Quais são os riscos de não registrar o imóvel?
Fontes:
BRASIL. Legislativo. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de
2002. Institui o Código Civil. Disponível em:
. Acesso em:
09 de julho de 2019.
SÃO PAULO. Lei estadual nº 11.331 de 26 de dezembro de 2002.
Dispõe sobre os emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços
notariais e de registro, em face das disposições da Lei federal nº 10.169, de
29 de dezembro de 2000. Disponível em:
.
Acesso em: 09 de julho de 2019.
Escrito por Tatiane Rodrigues, Especialista em Direito Imobiliário
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