Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Quantidade de argamassa colante para assentar cerâmica

Volume pode variar de acordo com o método de aplicação da mistura e a dimensão da peça. Veja também como varia o cálculo de consumo para a argamassa de rejuntamento



A quantidade de argamassa colante necessária para assentamento de revestimentos cerâmicos em pisos e paredes varia conforme o modo de aplicação da mistura para cada peça.


Para calcular a quantidade necessária de argamassa colante, é preciso recorrer à informação de rendimento médio do saco, indicada pelo fabricante do material. Em média, são necessários 5 kg de argamassa para revestir 1 m² de área. Caso a colagem seja dupla — ou seja, quando a argamassa é aplicada tanto na base quanto no verso do revestimento – a quantidade de argamassa aumenta para 10 kg/m².


Portanto, multiplicando o m² da área pelos fatores 5 ou 10, de acordo com o método de aplicação, é possível obter o valor aproximado em kg de argamassa necessária.


De acordo com Elza Nakakura, consultora da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a dimensão da peça cerâmica também pode influenciar a quantidade necessária de mistura. “Em geral, o fabricante da argamassa indica a quantidade exata para a execução”, diz.


Como se trata de um material industrializado, Nakakura afirma que a argamassa é comercializada já com aditivos e recomenda que o preparo atenda às recomendações de cada fabricante, evitando a inclusão de materiais que possam comprometer as propriedades da solução. “Nenhum fabricante se responsabiliza por um produto alterado”, adverte ela.


Quantidade de argamassa de rejuntamento


Calcular a quantidade necessária de argamassa de rejuntamento é uma tarefa mais complicada, pois envolve outras variáveis. “O consumo pode ser maior ou menor de acordo com a espessura e a profundidade da junta”, observa Nakakura.


Além disso, o tamanho do revestimento também influencia no rendimento da argamassa de rejuntamento. Para peças com 300 mm x 300 mm x 8 mm de dimensão e juntas de 5 mm, por exemplo, o rejuntamento consome entre 0,5 kg e 0,6 kg de mistura por m². “Essas informações são fornecidas pelo fabricante”, ressalta, ainda, a consultora.



Para juntas de 2 a 10 mm, a Votorantim oferece a Votomassa Rejuntamento Flexível, ideal para rejuntar cerâmicas em áreas internas e externas. O material está disponível em 8 cores e pode acompanhar um aditivo para rejuntamento que previne a formação de manchas de mofo e bolor.

Nenhum comentário: