Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Imóvel com ou sem garagem: qual a melhor opção?


A vida sem carro é um estilo que vem, aos poucos, ganhando espaço nas grandes cidades, incluindo Belo Horizonte. Só que isso também significa que a oferta de apartamentos cada vez mais inclui o imóvel sem garagem. Nesse sentido, um aspecto deve ser considerado: vale mais a pena investir em imóvel com ou sem garagem?

No post a seguir, vamos apresentar pontos positivos e negativos desses dois tipos de imóveis. Continue a leitura e descubra qual a melhor opção para você!

O preço do metro quadrado
É fato que o carro faz parte da vida de muita gente. Deixou de ser luxo para virar necessidade. Seja para o trabalho ou para o lazer, ele costuma ajudar na locomoção com mais comodidade. E a melhor alternativa para guardá-lo é ter uma vaga em algum lugar seguro e próximo.

É por isso que muitos prédios dedicam andares inteiros para oferecer aos seus clientes pelo menos um espaço, garantido na escritura. Então, não é surpresa que o imóvel com garagem possa ser até 20% mais caro em BH. E imóveis sem vaga podem sofrer desvalorização de até 40% e dificultar em 20% a comercialização, segundo o Sindicato da Habitação de Minas Gerais.

Mas essa pode ser uma boa notícia para quem é proprietário ou está na busca por um apartamento para comprar. Isso porque ter uma vaga significa a valorização na hora de revender ou alugar e garante uma maior liquidez. Ou seja, em termos de investimento, é uma aposta mais segura e rentável. Basta fazer uma pesquisa para ver que quase todos os apartamentos em Belo Horizonte anunciados possuem ao menos uma vaga. Mais indicador de preferência do mineiro, impossível.

Locação da vaga: possibilidade de renda extra
Há quem prefira não ter um veículo, contando com transportes alternativos, como bicicleta, ou públicos e privados. Isso não chega a representar um impedimento para investir em um imóvel com garagem na capital mineira.

A vaga pode ser alugada para outro condômino — desde que a negociação esteja dentro do regulamento do edifício/condomínio — e representar uma bem-vinda renda extra. Dependendo da situação, existem negociações em que o imóvel é alugado para uma pessoa sem a vaga e o estacionamento para outra. O fato é que é raro não haver alguém interessado nesse pequeno e valioso espaço.

A tendência é o imóvel com garagem se valorizar com o tempo, já que construtoras vêm investindo menos no espaço em novos empreendimentos em BH. Com custo médio de R$ 25 mil para construir, não representa nenhum ganho efetivo para quem faz. Mas ainda assim é uma necessidade para os habitantes que ainda não conseguem contar com opções públicas ou alternativas de transporte na cidade.

Outras questões que envolvem o imóvel com garagem
Existem alguns outros pontos a se considerar. Quem tem automóvel pode até não saber, mas quem tem imóvel com garagem costuma pagar menos no seguro. Isso porque estacionar na rua implica em riscos maiores de roubos e furtos — uma verdade inegável, mesmo para quem prefere não fazer uma apólice.

Para quem busca uma sala comercial ou loja, a regra é a mesma: empreendimentos que oferecem vagas para trabalhadores e visitantes (mesmo que no estilo rotativo e pago à parte) valem mais, pois representam uma comodidade que virou necessidade, impactando na venda das unidades e na própria manutenção dos negócios nesses prédios. Poder estacionar pode ser um fator de decisão para o consumidor entre duas empresas.

Portanto, é preciso avaliar com cuidado na hora de decidir pela compra, seja o imóvel com garagem ou sem. Além das suas necessidades, é preciso pensar nos valores e qual o impacto dele para o seu investimento, já que uma propriedade costuma ser a compra mais cara e importante de uma vida.

Nenhum comentário: