Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Prefeitura concede Habite-se ao shopping JK Iguatemi

Fonte: Cristina Moreno de Castro - Folha de São Paulo
A Subprefeitura de Pinheiros liberou o Habite-se para o shopping JK Iguatemi, no Itaim Bibi (zona oeste de São Paulo). A confirmação da emissão do documento, que atesta a conclusão da obra do empreendimento, será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (21).

Com isso, falta apenas o alvará de funcionamento para que o shopping abra as portas. A expectativa de fontes ligadas ao shopping é de que isso se resolva até amanhã. O shopping diz que vai abrir já no dia seguinte à obtenção desses documentos.

Uma das recomendações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para autorizar a abertura do shopping JK Iguatemi é que ele funcione a partir das 10h30. A recomendação de abertura meia hora depois do horário tradicional dos outros shoppings tem o objetivo de evitar congestionamentos.

A CET não tem autoridade para obrigar o shopping a cumprir a recomendação, feita no último estudo de impacto de trânsito --que embasou a decisão de autorizar a abertura do shopping mesmo sem a construção de um viaduto, previsto inicialmente.

Agora, o viaduto entre a avenida Juscelino Kubitschek e a marginal Pinheiros será exigido apenas para abertura, em 2014, de duas torres de escritórios e de um prédio onde funcionava a Daslu.

ESTACIONAMENTO

O estudo também recomenda que os estacionamentos do shopping só funcionem a partir das 10h30 e que carga e descarga de produtos sejam feitas apenas à noite. O shopping terá 1.624 vagas (todo o complexo terá 7.700).

Não se recomenda um horário de fechamento, porque, diz o estudo, "tradicionalmente" ele já ocorre "bem após as 20h".

O estudo fez simulações do impacto que o shopping causaria no trânsito na região.

O melhor cenário é justamente o da abertura apenas do shopping, deixando as demais torres para serem inauguradas somente após a conclusão do viaduto.

Nesse caso, a velocidade média na marginal Pinheiros cairia dos atuais 41 km/h para 39,5 km/h, no pico da manhã. A análise considera que "a diferença na fluidez [do trânsito] se dá de forma pouco acentuada" nesse cenário.

O shopping de luxo terá 189 lojas e prevê receber 20 mil pessoas por dia.

Nenhum comentário: