Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PRODUTO DA BASF AJUDA A CONSTRUIR O EDIFÍCIO MAIS ALTO DO MUNDO, EM DUBAI

Atingindo mais de 800 metros de altura em 160 andares, o Burj Dubai foi inagurado no dia 04 de janeiro.

O hiperplastificante da linha Glenium® aumenta a resistência inicial do concreto e contribui para a rapidez no processo construtivo.

O Burj Dubai deixou para trás o Centro Financeiro Internacional de Taiwan, com altura de 509 metros e 101 andares. Com um período total de construção de cinco anos e condições climáticas extremas, o Burj Dubai apresentou um desafio muito especial para garantir que as características do concreto fossem mantidas durante a construção.

Com o alto desempenho garantido pelo hiperplastificante da linha Glenium®, foi possível bombear o concreto até 600 metros de altura sem interrupção. As fundações e a super estrutura do Burj Dubai utilizaram 180.000 m3 de concreto com o aditivo. “A construção do edifício é um marco da engenharia. Para nós é um orgulho poder contribuir para o sucesso desse projeto”, disse Tilman Krauch, responsável pela divisão de Químicos para Construção da BASF globalmente.

O hiperplastificante à base de éteres policarboxílicos garante a preservação das características do concreto, e, durante o processo de bombeamento, impede a segregação do material apesar da alta pressão utilizada.

Nesta obra, foi possível manusear o concreto sem perder a qualidade devido à utilização do produto. Além disso, o hiperplastificante da linha Glenium® aumenta a resistência inicial do concreto. O aditivo da BASF também contribuiu para a rapidez no processo de construção. Com dois andares construídos por semana, a velocidade da obra ultrapassou o padrão de Dubai (que é de um andar por semana).

Outro desafio foi a condição climática do local. Na cidade, as temperaturas podem variar entre 10ºC, no inverno, e 50ºC, no verão, e a diferença entre o dia e a noite pode facilmente atingir os 20ºC. A linha Glenium® e o conhecimento da equipe BASF garantiram a altíssima qualidade do concreto, mesmo nestas condições.

Para completar as dificuldades, a grande altura do Burj Dubai exerce uma pressão extrema na estrutura do concreto. Para prevenir o colapso do arranha-céu, o Glenium® proporcionou ao concreto resistência à compressão superior a 80 MPa, permitindo maior vida útil do concreto e garantindo sua durabilidade.

Nenhum comentário: