Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Copa do Mundo eleva vendas de apenas 25% dos shoppings brasileiros

Terminada a Copa do Mundo de Futebol de 2014, o balanço geral indica que para o setor de shopping os ganhos foram modestos ou não existiram. A pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência aponta que apenas 25% dos shoppings tiveram incremento em suas vendas. Para os demais, o resultado foi igual ou inferior ao faturamento no mesmo período de 2013. Os shoppings instalados próximos aos estádios foram os mais beneficiados: 51% dos localizados a uma distância de até 15 minutos de algum estádio utilizado durante a competição registraram vendas melhores do que as do ano passado.  
 
 
O faturamento menor em alguns shoppings foi motivado pela redução de fluxo dos clientes habituais, principalmente nos dias de jogos. Entre os empreendimentos localizados mais distantes das arenas, 75% declaram ter observado redução no fluxo médio de clientes, confirmando a expectativa pré-Copa, quando 62% esperavam esse declínio. Nos shoppings localizados a até 15 minutos de distância das arenas, o impacto foi menor: 36% informam que o fluxo dos clientes regulares ficou menor em junho/julho.
 
 
Na primeira semana do evento, o fluxo nos shoppings instalados nas cidades-sede foi ligeiramente superior à média anual. Nesse período, o volume de pessoas aumentou 1,5% em relação a seu histórico anual e 11% em comparação com os shoppings das outras cidades do país.

Nas três semanas seguintes (entre 16 de junho e 6 de julho), a localização não foi determinante, pois o fluxo manteve-se 5% abaixo da média anual para todos os empreendimentos.

Já na última semana do evento, o fluxo nos shoppings das cidades-sede teve pequeno aumento (7%) acima da média dos demais, apesar de continuar abaixo da média anual.
 
 
O fluxo de clientes no período foi quantificado pelo indicador semanal Índice de Atividade Comercial em Shopping, parceria do IBOPE Inteligência com a Mais Fluxo, com o indicador semanal Índice da Atividade Comercial em Shopping. Esse índice apresenta a quantidade média de pessoas que circulou nos principais shoppings do país, comparando as cidades-sede com as demais.

Nenhum comentário: