Segundo os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira
de Franchising (ABF), referentes ao primeiro trimestre de 2019, os shoppings
centers são responsáveis por quase 25% das lojas físicas de franquias. O
segmento fica atrás apenas das lojas de rua. O percentual de lojas nos
shoppings aumentou mais de três pontos percentuais, em comparação ao mesmo
período de 2018. Nos dias 1º e 2 de
outubro, acontece o 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e
Negócios, que evento reúne executivos da indústria, varejo, serviços e
franqueadores para discutir esse e outros temas relacionados à evolução do
franchising e das redes de negócios no mundo.
Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&MALLS, uma das
empresas que integra o ecossistema de negócios do Grupo GS& Gouvêa de
Souza, é um dos grandes especialistas do país na consultoria especializada em
centros comerciais. A mudança do modelo de serviço dos shoppings influencia nos
tipos de franquias mais adequados a esse espaço. “O shopping center tende a ter
uma concentração maior de serviço e de alimentação. Você tem novas variantes
como alimentação saudável e vegana.
Também que vai haver um crescimento no que
diz respeito à conveniência e valor. Ou seja: marcas que estão orientadas a
oferecer qualidade por um preço mais acessível”, explica.
O franqueado tem de observar alguns aspectos antes de
iniciar um empreendimento. É preciso entender se o público que frequenta o
shopping center é o adequado ao negócio. Marinho aponta que o empreendedor deve
ter em mente que há negócios que precisam de público com maior poder aquisitivo
e podem depender de um fluxo menor. Ao mesmo tempo, há casos em que se precisa
de um fluxo alto.
Os custos também precisam ser levados em consideração. Os
gastos devem ser compatíveis com as vendas. Em geral, se os custos
representarem mais do que 10% das vendas previstas para aquele negócio,
provavelmente haverá problemas.
Outro desafio para o segmento em geral diz respeito ao
omnichannel. Para Marinho, os shoppings centers não estão fora dessa tendência
do varejo. “As franquias devem estar atentas a essa realidade. Muitas vezes o
franqueado e o franqueador precisam entrar em um acordo sobre essa nova
dinâmica porque ela é inevitável. Isso vai estar cada vez mais presente na
rotina dos shopping centers e franquias. Os shoppings já começam a lançar seus
próprios Market places. Temos, por exemplo, os projetos da JHSF Malls, da CCP
(Cyrela Commercial Properties) e da Sonae Sierra Brasil. As franquias poderiam
se beneficiar disso desde que exista um acordo ou alinhamento entre franqueado
e franqueador” destaca o executivo.
O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e
Negócios acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo.
Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e
gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios
do país. Os debates serão conduzidos por lideranças de destaque como Frederico
Trajano, CEO do Magazine Luiza; Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko
Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Caito Maia, fundador e presidente da
Chilli Beans, entre outros.
Fonte: Mercado & Consumo
Nenhum comentário:
Postar um comentário