Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Uso correto de clausuras em condomínios

Muitos condomínios se utilizam da clausura, uma maneira de se manter dentro do condomínio, mas entre portões, entregadores e visitantes. A ideia é bem simples: o próximo portão só é aberto quando o anterior estiver fechado.

Entretanto, seu uso tem gerado dúvidas por parte de síndicos e moradores. O SindicoNet listou abaixo os erros mais comuns referentes ao uso da clausura: 
              
Na GARAGEM (erros mais comuns)
Não usar sistema de intertravamento - sistema responsável por não permitir que os dois portões abram ao mesmo tempo
Suspender o uso da clausura em horários de pico, para melhorar o trânsito dos automóveis
A gaiola ou clausura ser para mais de um carro
Carros de visitante cheios – Se o condomínio permite a entrada autorizada de visitantes pela garagem, o ideal é que apenas o motorista entre pela garagem e os demais passageiros pela portaria 

Na PORTARIA (erros mais comuns)
Não querer que familiares ou visitantes esperem pela liberação da entrada
Passar pela clausura quando há desconhecidos ali dentro (o certo é esperar a pessoa ser liberada a entrar e depois entrar ou sair por ali)
Deixar os dois portões da clausura abertos 

Para ENTREGAS (erros mais comuns)

Portarias sem passa-volumes:
Porteiro permitir que o entregador aguarde dentro da clausura o morador chegar. O entregador deve aguardar do lado de fora e entrar somente quando o morador entrar na clausura e fechar o portão interno.  Entretanto, segundo especialistas consultados, esse ainda não é o procedimento ideal para condomínios sem passa-volumes. O ideal é evitar o contato físico com o entregador fazendo com que este deixe a encomenda dentro da clausura e saia para então o morador pegar a entrega e deixar o pagamento.

Portarias com passa-volumes:
Morador ou porteiro ter contato físico com entregador. Se o condomínio possui passa-volumes, esse deve ser usado sempre devido à sua eficácia quanto à segurança do condomínio. 
DICAS

Os especialistas ouvidos pelo SindicoNet recomendam o uso de um passa-volumes. Com ele, a entrega é feita com o entregador fora do condomínio. O volume é passado por esse dispositivo, que ainda permite que o porteiro assine algum tipo de protocolo, por exemplo.
Também é recomendado que haja, na clausura, um banco para que as pessoas possam esperar sentadas pela autorização da entrada. Uma parte coberta oferece abrigo para a chuva.

Para a construção da clausura são indicados materiais fortes, como grades grossas para passar no portão. Vidro não é recomendado. 

Fonte: SindicoNet

Nenhum comentário: