De acordo com pesquisas, 75% dos centros de compras
inaugurados em 2017 estão concentrados no interior e em regiões metropolitanas.
A indústria de shopping centers continua em desenvolvimento
no Brasil. É o que mostra o Censo Abrasce 2017-2018. Maior radiografia do
setor, o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers
(Abrasce), em parceria com a GEU (Grupo de Estudos Urbanos), traz importantes
informações sobre o cenário de malls no país, englobando aspectos como
faturamento, frequência, localização e estrutura. Para esta edição, foram
convidados 571 empreendimentos em operação no Brasil.
Entre os dados da pesquisa, destacam-se as vendas realizadas
por região. Do total registrado em 2017, R$ 167,7 bilhões - crescimento de 6,2%
com relação a 2017 - os shoppings no Sudeste contribuem com o maior faturamento
do setor: R$ 97 bilhões. O segundo melhor desempenho foi o da região Nordeste,
com R$ 28,6 bilhões, seguida pelo Sul (R$ 20,7 bilhões), Centro-Oeste (R$ 13,8
bilhões) e Norte (R$ 7,1 bilhões). O Nordeste reforçou seu potencial este ano,
superando mais uma vez o Sul em ABL e faturamento e apresentando shoppings com
maior tamanho médio de ABL: 30.731 m², seguido pelas regiões Norte (30.608 m²
de ABL) e Sudeste (28.210 m² de ABL).
A pesquisa permite constatar a consolidação do interior como
ponto de atração para novos shoppings.
Segundo o levantamento, 75% das inaugurações de 2017 ocorreram fora das
capitais. O Censo Abrasce 2017-2018 mostra que, no fim de 2017, 46% dos
shopping centers estavam localizados em capitais brasileiras e 54% em outras
cidades. Ainda, 43% do total dos centros de compras estão concentrados em
cidades com menos de 500 mil habitantes, o que aponta para uma tendência cada
vez maior de interiorização desses empreendimentos. Em 2017, das 12
inaugurações, 9 estão ocorreram fora das capitais.
Outro destaque fica por conta dos formatos dos empreendimentos,
acompanhando a tendência de transformar os centros comerciais em núcleos de
convivência. Segundo o Censo 2017-2018, 32% dos shoppings fazem parte de um
complexo multiuso. Muitos deles incluem condomínio empresarial (63%), hotel
(31%), torre com centro médico e/ou laboratórios (28%), condomínio residencial
(17%), faculdades/universidades (22%), entre outros. Cada vez mais comuns, os
complexos multiuso otimizam a exploração dos espaços e oferecem maior
comodidade e conveniência aos frequentadores.
Em 2017, a indústria de malls totalizou cerca de 12.939
novos postos de trabalho. Atualmente, estima-se que haja mais de 1 milhão de
empregos diretos nos shoppings brasileiros, o que corresponde a um aumento de
1,27% com relação a 2017. O número de frequentadores também saltou para 463
milhões de visitas por mês, alta de 5,6% com relação ao ano anterior.
O Perfil de Shoppings no Brasil
Shopping centers em operação: 571;
Número de cidades com shoppings no Brasil, ao final de 2017:
212;
Total de ABL (Área Bruta Locável) no Brasil: 15,580 milhões
de m² (aumento de 2,26% em relação ao ano anterior);
Faturamento total do Brasil em 2017: R$ 167,7 bilhões, o que
representa um crescimento de 6,2% em relação a 2016;
87% dos shopping centers brasileiros são empreendimentos do
tipo tradicional e 13% especializados (outlet, lifestyle e temáticos). Destes,
17% são outlets.
46% dos shopping centers estão localizados em capitais
brasileiras e 54% em outras cidades;
Os shoppings brasileiros receberam cerca de 463 milhões de
visitas por mês em 2017, o que representa um aumento de 5,6% em relação ao ano
de 2016;
Existem mais de 102.300 lojas nos 571 shopping centers
brasileiros;
Existem 897.506 vagas de estacionamento em shoppings em todo
o território nacional;
2.760 salas de cinema nos centros de compra de todo o
Brasil;
Estima-se que haja mais de 1 milhão de empregos diretos nos
shoppings brasileiros (aumento de 1,27%);
Fonte: Abrasce
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