Quando a construtora avisa que a obra está concluída e as
chaves do imóvel serão entregues, é comum que o compradores festejem e fiquem
ansiosos para morar no imóvel. Mas, antes de tudo, existe uma etapa de extrema
importância: a vistoria. É neste dia que o comprador conhece seu imóvel pronto
e, mais do que isso, tem oportunidade de avaliar se tudo está em
conformidade com aquilo que foi prometido no ato da compra e se não existe
nenhum defeito que precise ser corrigido. No texto abaixo, dou algumas dicas
sobre o que é essencial observar no dia da vistoria para não ter problemas no
futuro.
Chegou a hora tão sonhada do recebimento das chaves. A
construtora convoca o comprador para realizar a visita técnica e formalizar o
recebimento da unidade.
É neste momento de alegria que o comprador precisa tomar
muito cuidado e controlar a ansiedade, para evitar o recebimento do imóvel com
problemas, que posteriormente dificilmente serão solucionados.
Quando convocado para realizar a vistoria, o cliente
normalmente recebe uma carta com as regras que em geral limita em duas pessoas
o número de visitantes e estabelece o tempo que o comprador pode permanecer no
imóvel. Somente a unidade é visitada e o comprador não pode circular pelas
áreas comuns.
Apesar das limitações estabelecidas unilateralmente, o
comprador pode, e é aconselhável, ir acompanhado também de um engenheiro ou
arquiteto, com conhecimentos técnicos de construção e que pode apontar
problemas que uma pessoa leiga não consiga enxergar.
O comprador não pode sentir-se pressionado e deve usar todo
o tempo que lhe for necessário para checar todos os itens cuidadosamente, e
qualquer inconformidade deve ser anotada na ficha de vistoria da forma mais detalhada
possível. Uma câmera fotográfica e o jornal do dia ou revista da semana são
itens essenciais. Isso porque ao fotografar o jornal do dia dentro do imóvel, o
cliente consegue provar que naquele dia estava presente na vistoria.
Caso não esteja acompanhado de um profissional, o comprador
precisa analisar se as louças e vidros estão em perfeita ordem, sem trincas,
arranhões ou rachaduras. O mesmo se aplica a pisos e azulejos, que também
merecem reparo nos rejuntes e algumas batidas em pontos diferentes para
percepção de eventuais espaços ocos.
Portas e janelas precisam fechar com perfeição e sem
esforço, e as esquadrias devem estar sem marcas e bem colocadas. As paredes
devem estar retas e bem pintadas, com os cantos bem acabados.
Espelhos dos interruptores precisam ser conferidos um a um,
assim como devem ser testadas todas as tomadas e pontos elétricos. Se algum
ponto não puder ser testado, essa ressalva deve constar na ficha de vistoria.
Torneiras, registros e descargas também devem ser testadas e
aquelas que estiverem sem funcionamento também devem ser apontadas na ficha.
Além disso, é preciso verificar se estão em ordem e sem riscos ou manchas.
Manchas devem ser observadas também nos balcões de mármores
ou granitos, assim como em soleiras, azulejos e pisos. Falando em pisos, jogar
uma caneca de água na cozinha, lavanderia, banheiros e varanda é essencial para
checar se o nível está correto e se a água escoa para os ralos. Qualquer
anormalidade precisa ser anotada.
Tudo que estiver em desacordo precisa ser anotado e, se
possível, fotografado. Algumas fotos devem ser tiradas com um jornal ou revista
recentes, para comprovar que naquela data existiam aqueles problemas. Não
economize em fotos, fotografe tudo, até a pessoa que estiver acompanhando a
vistoria pode fazer parte do álbum.
Nunca aceite nenhuma promessa verbal de conserto de itens em
desacordo. Normalmente, o representante da construtora promete uma rápida
solução se a ficha não tiver ressalvas, alegando que se não for aprovado levará
muito tempo para os consertos ocorrerem de maneira formal. Jamais caia nessa
conversa, porque depois não há como reclamar.
Depois de feita a vistoria, peça que o representante da
empresa que o acompanhou coloque seu nome e assine a ficha e tire uma foto do
dos papéis. Apesar de ser um documento que interesse às duas partes, as
empresas em regra não fornecem cópia nem permitem que o cliente as leve para
serem copiadas, obviamente para dificultarem as reclamações futuras.
Seja exigente em todos os itens e segure a ansiedade. É
melhor uma demora na entrega do que um problema eterno.
Fonte: Marcelo Tapai
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