Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Grifes lançam 'loja dos sonhos' em pontos de luxo, onde cliente testa de chinelo a geladeira

Grandes marcas têm investido fortemente na criação de "flagship stores", ou lojas-conceito, no Brasil. Nelas, o consumidor tem acesso às últimas novidades das empresas e podem, ainda, experimentar produtos.

Nos últimos meses, a montadora Citroën e a marca de lingerie Hope abriram lojas do tipo em áreas nobres de São Paulo. Elas se juntaram a marcas como C&A, Valisere, Samsung, Electrolux e Havaianas, entre outras, que já investem no modelo.

Em comum, as lojas-conceito têm também o design diferenciado, com produtos expostos em espaços criados por arquitetos renomados. O projeto da flagship da Havaianas é de Isay Weinfeld; a loja-conceito da marca de lingerie Valisere foi criada por Patricia Anastassiadis.

O Espaço Conceito da Citroën foi montado na Rua Oscar Freire, na zona oeste de São Paulo, em abril deste ano, e é o primeiro do tipo que a empresa abre fora da Europa.

Além de apresentar os mais novos modelos de carro, o espaço tem exposições e workshops, além de uma loja onde o consumidor pode comprar "souvenirs" da marca, como lápis, canetas, canecas, camisetas e miniaturas de veículos.

A marca de lingerie Hope também abriu sua primeira "loja dos sonhos" este ano, igualmente na Rua Oscar Freire.

O grande diferencial da loja é o serviço de customização de produtos --os consumidores podem pedir a aplicação de monogramas ou cristais nas peças, por exemplo. Consultoras de estilo ajudam as clientes a fazerem as escolhas mais adequadas ao seu tipo físico.

"Flagship serve para representar universo da marca"

Em 2010, a Electrolux abriu a primeira "flagship store" da marca no mundo no bairro dos Jardins, em São Paulo. Lá funciona um showroom com as novidades da empresa, que podem ser testadas pelos consumidores.

A loja-conceito da Samsung, chamada de Samsung Experience, funciona no Shopping Morumbi, na zona Oeste de São Paulo, e também dá ao consumidor a oportunidade de testar as novidades da empresa.

"A flagship é um espaço que deve representar o universo da marca", diz Amnon Armoni, coordenador dos cursos de pós-graduação em Moda da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).

O professor diz que lojas do tipo, apesar de contarem com alto investimento por parte das empresas, nem sempre são criados para darem retorno financeiro. O objetivo é que o consumidor conheça as marcas e tenha boas experiências com ela, o que pode influenciar positivamente numa decisão de compra no futuro.

"A flagship é, sobretudo, um investimento das empresas em comunicação", afirma Armoni.

Aiana Freitas
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário: