Pesquisar este blog

sábado, 20 de abril de 2019

Advogado Imobiliário e Advogado Condominial: o que fazem?

O advogado imobiliário tem papel fundamental para orientação das questões que envolvam todos os tipos de bens imóveis. Afinal, além de o imóvel ter importância ao cumprir sua função social da moradia, também pode constituir-se numa boa fonte de renda para o seu proprietário. E todas essas situações configuram relações jurídicas que necessitam de um auxílio de um profissional especialista na área.

O ramo do direito imobiliário regula todos os eventos relacionados a imóveis, que vão dos mais conhecidos, como, contrato de compra e venda e locação, até questões que envolvem posse, usucapião, registro, construções, condomínios e incorporações.

No âmbito do direito condominial, o advogado também atua com assessoria de síndicos e administradoras, em assembleias de condomínios, elaboração e alteração de Regimento Interno e Convenção, execução das cotas condominiais, elaboração de Notificações, dentre outras funções, visando sempre a garantia da segurança jurídica para os gestores condominiais.

Devido ao fato da atividade imobiliária estar em constante evolução, com empreendimentos cada vez mais modernos, como os condomínios multifuncionais ou híbridos, a figura do advogado é essencial no acompanhamento das novas regulações existentes sobre a temática.

Por conta desse enorme arcabouço legal, o auxilio do advogado imobiliário é de extrema importância, pois atuará como um fator de proteção realizado mediante um serviço jurídico preventivo, cuidando para que tudo seja concluído com segurança jurídica, trazendo maior tranquilidade ao cliente.

É importante destacar que a falta de cuidado e atenção nas questões que envolvem o direito imobiliário é uma das principais razões para o crescimento de processos judiciais, mas que podem ser evitados com o auxílio de um profissional especialista na área.

Fonte: Andréa Oliveira / QBB Advocacia

Nenhum comentário: