Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A incrível arquitetura em barro de Gernot Minke

O uso de materiais naturais em obras arquitetônicas não é novidade. Algumas delas existem há séculos, entre as quais podemos citar Chan Chan, uma cidadela pré-colombina no Peru; Bam, antiga fortaleza iraniana erigida em 250 a.C. sob a atual cidade homônima, atingida por um terremoto em 2003; e Djenné, cidade no Mali declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1988
 
No entanto, o arquiteto alemão Gernot Minke se destaca pela originalidade de seus projetos. Há duas décadas, ele é referência mundial em construção sustentável, conceito que começou a difundir em seu país natal na década de 1980 e que posteriormente se espalhou pelo mundo. Minke desenvolveu vários projetos de pesquisa para a construção de estruturas sustentáveis, eficientes e de baixo custo.
 
 
Minke utiliza materiais naturais, como barro, argila, madeira, palha, terra e pedra, para construir estruturas de baixo impacto ambiental e sem efeitos prejudiciais à saúde humana. Além disso, ao final de sua vida útil, os materiais não geram resíduos poluentes.
 
“Cada construção possui suas particularidades. Meus projetos começam com a análise do clima, das condições, dos conceitos da construção civil local, do que querem os proprietários. Até agora, com cada dono foi diferente”, explicou Minke, sobre uma possível massificação do processo na revista Rio Negro.
Além de utilizar materiais locais e ecológicos, Minke promove o envolvimento dos vizinhos na construção: “A autoconstrução é uma questão muito importante. É preciso capacitar as pessoas e também vigiar e controlar os técnicos. É preciso levar em conta aspectos como resistência, estática e manutenção. O que buscamos é voltar às origens, mas sem esquecer que uma viga precisa sustentar um teto e estar bem assentada”.
 
 
Minke trabalha com peças de barro em forma de tiras que se sobrepõem para gerar a estrutura, técnica que compõe um design singular e interessante. Além disso, suas criações se destacam pelo conforto interno: em suas pesquisas, Minke definiu espessuras ideais, tipos de materiais e a variedade de camadas que estruturam as paredes naturais. Segundo seus estudos, em uma casa de tijolos, a temperatura pode variar entre 17°C e 34°C, enquanto as edificações ecológicas mantêm temperaturas que oscilam entre 22°C e 28°C.
 
O barro como material de construção tem vantagens e desvantagens. Entre os inconvenientes, está o fato de variar segundo condições do local, não ser impermeável e não se contrair quando seca. Mas os benefícios são muitos: o barro regula a umidade do ar, armazena calor, reduz a poluição ambiental, é reutilizável e evita custos de transporte, o que permite classificá-lo como um material acessível e vantajoso para a construção civil.
 
Estes e outros aspectos são discutidos no Manual de Construção em Terra (1994, em espanhol), em que Minke registrou seus conhecimentos sobre as propriedades e segredos dessa técnica. Conheça melhor a obra do arquiteto em sua galeria de projetos.
 
Fonte: Discovery

Nenhum comentário: