Pesquisar este blog

domingo, 3 de junho de 2012

Saiba escolher o material para o tampo da pia da cozinha

Escolher o material que será usado no tampo da pia da cozinha é uma decisão que envolve não apenas a capacidade que o móvel tem para mudar o visual do ambiente, mas também a resistência, durabilidade e praticidade de limpeza que a matéria-prima apresenta. Os arquitetos Rodrigo Costa, do Studio Costa e Marques, e Vanessa Trad apontaram a pedido do site Bbel os materiais mais usados atualmente, suas características e também indicaram o que não deve ser usado.

Granito

O granito é a matéria-prima mais usada na fabricação de tampos para a pia da cozinha. É o material mais barato entre os disponíveis no mercado, mas também tem opções de alto custo, como o granito preto e o preto absoluto, que além de apresentar cor uniforme, estão entre as variações mais resistentes da pedra. Geralmente, quanto mais manchada, mais barata é a peça. Uma vantagem do granito manchado é que os riscos são menos perceptíveis. Por ser mais poroso do que os demais materiais, esse modelo tem capacidade maior de absorver resíduos de alimentos e ganhar manchas de uso.

Além de poder receber uma película impermeabilizante para diminuir a porosidade, o granito pode ser polido por um profissional especializado depois de algum tempo de uso para eliminar manchas de alimentos e riscos. No mercado, os preços variam entre R$ 300 e R$ 1.200 o metro quadrado.

Aço inox

É usado na cozinha pela resistência e higiene que oferece. Como não tem porosidade, não absorve resíduos de alimentos capazes de deixar manchas nem odores, mas risca com facilidade e também pode perder o brilho caso esponjas abrasivas sejam usadas na limpeza. O fato de ser encontrado em diversos tamanhos nas lojas de construção o torna um produto com custo acessível. Apresenta alta resistência ao calor e oferece a opção de que a cuba da pia seja moldada na mesma peça, evitando emendas.

Nenhum comentário: