Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Copa de 2014 pode ampliar PIB em 1,5 ponto porcentual em três anos, diz Itaú

Fonte: Estadão.com

Segundo estudo do Itaú Empresas, geração de 250 mil postos de trabalho em caráter permanente será legado da Copa do Mundo para o Brasil.

A Copa do Mundo de 2014 tem potencial para ampliar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 1,5 ponto porcentual durante três anos - de 2011 a 2014 -, como resultado dos preparativos e legado do evento esportivo. Setores como hotelaria, transporte, comunicação, cultura, lazer e comércio varejista estão entre os destaques.

Uma das consequências desse crescimento econômico será a criação de 250 mil postos de empregos permanentes, com impacto de 1 ponto porcentual na taxa de desemprego do País.

Os dados são do Itaú Empresas, que conduziu um estudo sobre as consequências macroeconômicas da Copa de 2014, liderado pelo economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn.

Além das estimativas, Goldfajn destaca o "efeito marca" que a Copa de 2014 trará ao País, pois vai colocar o Brasil em evidência mundial e atrair novas parcerias comerciais. "Existem estudos que mostram que os países-sede de grandes eventos esportivos aumentaram suas exportações em 30%", diz o economista-chefe.

Turismo

Durante a Copa do Mundo de 2014, a Fifa disponibilizará três milhões de ingressos para os jogos. A expectativa de entidade é de que 500 mil turistas estrangeiros desembarquem no Brasil no período.

Segundo o estudo do Itaú Empresas, até 2014 o incremento será de três milhões de turistas - sendo dois milhões de estrangeiros e um milhão de brasileiros viajando pelo País - que devem movimentar cerca de R$ 5 bilhões.

Na África do Sul - país-sede da Copa de 2010 - o crescimento do setor turístico foi de 25% após o evento.

Cronograma

Segundo o diretor de marketing da Fifa no Brasil, Jay Neuhaus, a entidade está tranquila quanto aos preparativos da Copa de 2014. "Sabemos que alguns projetos ficarão prontos no limite de tempo, mas estarão prontos", diz Neuhaus. Ele destaca o fato da Copa ter duração de apenas seis semanas, com 64 jogos entre nações: "Por esse motivo a palavra 'legado' é tão importante", diz.

Nenhum comentário: