Pesquisar este blog

sábado, 5 de dezembro de 2009

LSF: “casas prontas em 45 dias, com custo até seis vezes menor”

Em janeiro próximo, após implantar as fundações, o Escritório de Arquitetura Santini & Rocha antecipa que construirá duas casas em 45 dias, utilizando o método Light Steel Frame (LSF), pouco difundido no Brasil. Em fase de projeto, as unidades serão construídas no município Xangri-lá, no litoral norte gaúcho.

De acordo com o arquiteto Vicente Brandão e Silva, um dos responsáveis pelos projetos que serão implantados por Santini & Rocha em Xangri-lá, “o sistema LSF (estruturas em aço leve) reduz em até seis vezes os custos e os prazos construtivos”.

“A previsão de duração desta obra, se fosse realizada num projeto de construção padrão, em alvenaria e concreto, duraria cerca de seis meses. As residências serão erguidas com estrutura metálica, sistema desenvolvido nos Estados Unidos, onde é utilizado em larga escala pela construção civil, há mais de um século”, diz Brandão e Silva.

O arquiteto aponta os diferenciais do sistema LSF, em relação à construção tradicional: "Não existe margem para o ajuste na obra, para o jeitinho, para a improvisação. O trabalho é regido pelo projeto, pela programação e compatibilização de todos os componentes que irão interagir para viabilizar a obra. O projeto funciona como base para uma série de elementos pré-fabricados, montados industrialmente, diminuindo o tempo de trabalho no canteiro e gerando aumento da velocidade do trabalho e o custo final", garante.

O arquiteto da Santini & Rocha diz que o LSF traz outras vantagens: "Todo este processo tem como objetivo final uma maior produtividade, menor desperdício e, acima de tudo, agregar tecnologia e ciência ao combate do enorme déficit habitacional no Brasil”.

Silva acrescenta que a estrutura em aço leve “tem durabilidade maior e resiste melhor à maresia do litoral. Suporta bem fortes ventos, proporciona uma acústica excelente e traz um ambiente agradável para as temperaturas extremas, tanto no verão quanto no inverno", conclui o arquiteto. Sediado há mais de três décadas na capital gaúcha e nacionalmente premiado, o Escritório Santini & Rocha, dirigido pelos arquitetos Henrique Rocha e Cícero Santini tem extenso portfólio de projetos, incluindo museus, estádios e indústrias. Endereço eletrônico:
www.santinierocha.com.br

Nenhum comentário: