Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Em escala nacional, FGV medirá rentabilidade do mercado de imóveis

A Fundação Getúlio Vargas está elaborando a metodologia do Índice Brasileiro de Rentabilidade Imobiliária (Ibri), ferramenta que medirá o rendimento dos investimentos em imóveis, com abrangência nacional.

A metodologia, em fase piloto, foi apresentada pela FGV em painel que reuniu representantes de diferentes segmentos do mercado, incluindo a construção civil, representada por Sergio Watanabe, presidente do Sinduscon/SP, um dos debatedores no workshop, organizado também pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp).

Com a aplicação do Ibri, informa o Sinduscon, será possível comparar a rentabilidade do segmento imóveis em relação a outros ativos - a exemplo de determinada carteira de um fundo, e ao mercado como um todo.

Palestrando no workshop que apresentou o piloto do Ibri, o professor da FGV, Fernando Garcia, apresentou os cenários da Fundação para o longo prazo, projetando os períodos: 2009/2016 e 2016/2030. Entre os principais indicadores projetados, figuraram o crescimento econômico e os investimentos em imóveis, a renda de aluguéis e o retorno dos investimentos imobiliários.

Nenhum comentário: