Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Restaurantes procuram ci­dades 'esquecidas'

Restaurantes acompanham atentamente a criação de shoppings para entrar em ci­dades que, até então, não es­tavam no mapa do setor.

A rede Vivenda do Cama­rão, por exemplo, instala franquias em municípios a partir de 250 mi habitantes. "Consideramos importante essas cidades que, muitas ve­zes, têm potencial de merca­do e são 'esquecidas', por es­tarem no interior dos Esta­dos", informou a empresa.

Em 2010, das 22 lojas inau­guradas pela rede, 12 estavam em municípios com menos de 1 milhão de habitantes --todas em praças de alimen­tação de shopping centers.

A Rei do Mate prevê abrir lojas em pelo menos seis ci­dades neste ano que também têm população inferior a 1 milhão. "Os motivos que nos levam a expandir fora das ca­pitais são o aumento do po­tencial de consumo de clien­tes em regiões que estão em franco crescimento em fun­ção da economia local mais forte e oportunidade de ex­pansão em novos mercados ainda inexplorados, mas com potencial", informou.

RENDA PER CAPITA

Há três anos a rede Spoleto iniciou um estudo de viabili­dade de novas franquias a partir do cruzamento de da­dos de renda per capita e po­pulação dos municípios. Ho­je a empresa prospecta cida­des com renda per capita aci­ma de R$ 8.000 e população superior a 150 mil habitantes.

"Essa uma grande mudan­ça, antes não íamos para mu­nicípios com menos de 300 mil habitantes", afirma Re­nata Rouchou, diretora de expansão da Spoleto.

A partir dessa análise, a empresa começa a prospec­tar o Nordeste. " Descobri­mos Maracanaú (CE), com quase 210 mil habitantes e renda per capita de R$ 15.620. Também temos que conhecer Sobral (CE)", diz.

"Prospectamos novos luga­res devido ao crescimento da faixa de consumo e da indús­tria de shoppings. Com as classes C e C1 podemos ter uma massa de consumo que não estava prevista antes."

A empresa tem 234 lojas atualmente e pretende abrir pelo menos de 30 a 35 novos pontos neste ano.

INTERIOR PAULISTA

Renata continua aposen­tando no interior de São Pau­lo, onde, segundo ela, "há um crescimento absurdo".

Além da migração que paulistanos para interior, que levam consigo hábitos como almoçar fora de casa, a Spoleto está de olho em pro­jetos específicos de algumas cidades, como Jacareí, onde será instalada uma fábrica da montadora chinesa Chery.

Nenhum comentário: