Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

Padrão de Qualidade e Padrão de Construção

Qualquer tipo de construção independente do "padrão" deve ser projetada de acordo com as necessidades de quem a habitará, sua estrutura deve ser dimensionada de modo a suportar as cargas a que estará sujeita, ser construída com os mesmos critérios e utilizando materiais de qualidade e confiabilidade.


Existe uma confusão muito grande entre padrão de qualidade e padrão de construção. Ou seja, só por que o cidadão não pode construir uma casa de 200m², não quer dizer que ele está condenado a morar numa casa feia, mal projetada, mal feita e mal acabada.

Casa Popular ou Casa de Padrão Popular ?


Não existe casa popular, existem construções com dimensões e características adequadas às suas necessidades com custo compatível ao seu porte e características. Morar numa casa de padrão popular não precisa ser um castigo, Assim como na casa de alto padrão, a casa de pafrão popular, recebe o mesmo concreto, aço, critérios para cálculo e dimensionamento da estrutura, a mesma mão-de-obra e o mesmo cuidado e atenção dos construtores. Uma construção popular não fica imune a riscos e vícios posteriores se for mal projetada ou construída. Simplicidade não é sinônimo de custo, e sim de competência de quem projeta, portanto, não existe construção barata.

Nenhum comentário: