Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010

A NATUREZA INFORMA

O tempo passa e a destruição deixada pelos temporais em vários pontos do Brasil aumenta. Em meio ao caos, a justificativa é a de sempre: “Foi uma chuva atípica, impossível de ser prevista, etc...”

Chover o volume esperado para o mês inteiro, em apenas um dia, certamente abala as estruturas de qualquer cidade do mundo, mas o que temos presenciado no Brasil é o resultado do descaso dos gestores públicos com a população. A falta de verbas para prevenção de enchentes, a total ausência de um plano de emergência, a falta de planejamento e de ações efetivas contra o crescimento urbano desordenado e a proliferação de moradias em áreas de risco são os verdadeiros culpados das várias tragédias.

Todos os anos, avisos não faltam, inclusive da natureza. O que falta é vontade política para interferir em um dos principais problemas do Brasil; a habitação. É preciso pensar em políticas públicas sérias e aplicá-las assegurando a todos o direito de moradia digna, em local seguro. É preciso que esse sistema pare de alimentar currais eleitorais, e que milhões de pessoas já tão sacrificadas não sejam vistas apenas como massa de manobra política a cada eleição.

Nenhum comentário: