Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cidade sueca é transferida de lugar para dar espaço para mina de ferro

A cidade de Malmberget, no norte da Suécia, está sendo transferida de lugar para dar espaço para a ampliação de uma mina de ferro. Com caminhões, casas, galpões e estabelecimentos comerciais do pequeno município de cerca de 5 mil habitantes estão sendo transferidos para um outro local que fica a dez quilômetros de distância. As construções são colocadas em caminhões e levadas até o novo endereço.

Para a continuidade das operações de mineração da LKAB e em conformidade com os planos de crescimento, grande parte das comunidades de Kiruna e Malmberget estão gradualmente sendo realocadas para outras áreas para que a mineração subterrânea prossiga, uma vez que novos depósitos de minério se encontram justamente sob o solo das cidades. Isso resulta em uma enorme transformação urbana que precisa do apoio contínuo dos moradores. Para isso, a empresa investe na comunicação a longo prazo com a comunidade, a fim de envolver os habitantes nesse processo de transformação.

No caso de Malmberget, as jazidas estão espalhadas, o que força a mineradora a recorrentes pesquisas geológicas, que encontram depósitos de minério sob partes centrais do lado oeste da cidade, a mais de 2 km de profundidade e 4 km de extensão. Em 2012, um acordo de parceria assinado com o município de Gällivare, que abrange Malmberget, para mineração até 2032. No entanto esse tratado foi objeto de recurso legal, o que paralisou os trabalhos de realocação.


Infelizmente, essa realocação não pôde ser prevista há 100 anos atrás quando a empresa começou as pesquisas exploratórias, que não apontavam que os depósitos se estenderiam abaixo dessas cidades.

Nenhum comentário: