Se você tem a sua imobiliária própria, já pensou em
convertê-la em uma franquia? Na verdade,
não faltam motivos para realizar essa mudança. Trabalhar em uma unidade de uma
rede imobiliária é sinônimo de sucesso no maior mercado do mundo, os Estados
Unidos, há mais de 30 anos.
E tudo indica que essa tendência está chegando ao
Brasil. Com o mercado imobiliário brasileiro ficando cada vez mais competitivo,
vai ficando cada vez mais difícil você com a sua imobiliária própria encarar as
gigantes do setor.
Além de se proteger melhor dos competidores, com a
conversão para franquia você pode aumentar o lucro da sua empresa ao acessar o
banco de dados integrado da marca. Mas isso é só o começo. Entenda melhor,
abaixo, por que converter a sua imobiliária em franquia pode ser favorável:
Tendência mundial
O modelo de franquias no mercado imobiliário
começou na Austrália e avançou pelo mundo todo. Como já foi dito acima, é a
norma nos Estados Unidos, com as franquias sendo responsáveis por nada menos do
que 89% do setor no país. França, México, Alemanha e Japão são outros exemplos
que o modelo de franquias avançou até dominar o mercado imobiliário.
E isso está acontecendo no Brasil. Conforme redes
cada vez maiores vão chegando ao nosso mercado, a tendência é que as pequenas e
médias imobiliárias sofram cada vez mais e corram o risco de fechar as portas.
Antes que isso aconteça, pense bem na ideia de ser um franqueado e saia na
frente, trabalhando com um nome reconhecido no mercado.
Vantagens únicas
Imagine a seguinte situação: a sua imobiliária
vende um imóvel na região em que atua. O comprador fica satisfeito com o bom
trabalho e indica sua imobiliária para amigos que queiram morar por lá. Mas os
anos passam e ele quer sair do bairro. Pronto, o cliente (e o dinheiro) foi
perdido, já que ele vai para outra imobiliária.
Com uma franquia, isso não precisa acontecer. Isso
porque certas franquias trabalham em rede e todos os imóveis captados por uma
unidade podem ser vistos pelas demais. No exemplo acima, você consultaria o
banco de dados da sua rede e, se houvesse um imóvel no outro bairro conforme os
desejos do cliente, você poderia vender e continuar com o cliente. E, nesse
caso, tanto quem capta quanto quem vende o imóvel ganha.
Vale lembrar que você precisa ver as regras do
franqueador para ver se isso se aplica. Se for, a conversão de sua imobiliária
para franquia pode ajudar a você manter esse cliente.
Nome forte e investimento compartilhado
Ao ter a marca forte do franqueador, você ganha sem
precisar conquistar o cliente. Ter um nome forte no mercado garante a confiança
do seu possível cliente, sem dúvidas sobre a qualidade do serviço.
Mas o nome forte sozinho não resolve todos os
problemas. Os melhores franqueadores do setor imobiliário investem em novas
tecnologias, na capacitação da equipe profissional e em novos programas de
expansão, isso sem contar com a construção de um manual de procedimentos.
Trabalhando sozinho, é difícil conseguir fazer tudo
isso com a sua imobiliária própria. Seja por falta de tempo ou de dinheiro,
raramente uma empresa local realiza todas essas etapas.
Ao converter a sua imobiliária em franquia, todos esses investimentos são compartilhados com as outras unidades, tornando-os mais acessíveis para todos da rede. Os corretores serão treinados em uma universidade corporativa para melhorar o desempenho, o gestor terá mais tempo e energia para gastar nos negócios e menos preocupação com ações de marketing, tecnologia e treinamentos. Esse investimento dá resultados.
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