Todo corretor de imóveis que se preze tem na
comunicação a sua principal ferramenta de trabalho. E quanto mais maneiras para
se comunicar, melhor! Atualmente, isso não significa atuar apenas com anúncios
em jornais, passar a mão no telefone ou, simplesmente, ir para as ruas e
conversar.
Na era da internet, as ferramentas da tecnologia –
de e-mail aos blogs e, claro, às redes sociais – podem ser uma poderosa arma de
comunicação para quem atua no mercado imobiliário.
Isso não significa que o corretor vai se trancar no
quarto na frente do computador, evidentemente. O que precisa ser feito é
adicionar as redes sociais em sua estratégia, ampliando o seu público-alvo e as
possibilidades de vendas. Afinal de contas, os potencias clientes estão
conectados todos os dias.
Um levantamento da ComScore afirma que 90,8% de
todos brasileiros acessam redes sociais e ficam, em média, 4,9 horas mensais
nesses sites. E não estão online apenas para jogar nas fazendas virtuais ou ver
fotos. A pesquisa aponta que 55% dos usuários entre 35 e 49 anos procuram novos
imóveis pelas redes sociais.
Está convencido? Veja agora quais são as redes
sociais que você precisa estabelecer a sua presença e as estratégias para
conquistar clientes:
Facebook
A rede social mais popular do mundo (e do Brasil)
teria que abrir essa lista. Se você não trabalha com o Facebook, já está
atrasado. Lá, é possível criar perfis pessoais e páginas profissionais (as mais
indicadas para um negócio).
Se você tem uma imobiliária, o primeiro passo é
criar a sua página profissional. Nela, compartilhe fotos de novos
empreendimentos ou imóveis recém adicionados. Essa é a parte mais básica do
processo.
Mas vai ser difícil trazer gente interessada em
comprar só com isso. É importante você tentar se tornar uma referência do
mercado. Então, compartilhar notícias relacionadas ao setor imobiliário ou
eventos podem ajudar a atrair interessados. E, claro, nunca se esqueça de
interagir com o seu público, respondendo os comentários e as mensagens
privadas.
Aliás, você pode conhecer um pouco do perfil do seu
cliente pelas informações fornecidas pelo Facebook. É um trabalho de médio a
longo prazo, mas pode compensar.
Twitter
Outra febre nacional, o Twitter possui mais de 41
milhões de perfis brasileiros ativos. Como as mensagens devem ser curtas (o
limite é de 140 caracteres por publicação), é recomendável fazer uma pequena
chamada com links para o seu blog ou site da imobiliária. A interação com o
público também é muito importante para atrair mais seguidores.
Pinterest e Flickr
São duas redes sociais essencialmente usadas para o
compartilhamento de fotos. O Pinterest tem reunido pessoas interessadas por
design, arquitetura e decoração. Está aí uma ótima oportunidade para você criar
um álbum virtual com as melhores fotos dos seus imóveis e separadas por
categorias e preferências pessoais.
Mãos à obra
Com esse resumo, você já pode mergulhar nas redes
sociais. Mas, nunca é demais lembrar, para fazer bonito nesse mundo você
precisa obedecer uma série de regras.
A primeira de todas é com a redação das suas
publicações. Erros gramaticais e de concordância deixam uma péssima impressão e
afastam possíveis clientes.
Depois, com as imagens. A foto de um imóvel, se for
feia e com pouca luz, pode mais prejudicar a sua venda do que ajudar. Como uma
imagem bonita sempre atrai mais gente, é bom procurar maneiras de apresentar
fotos mais bacanas (é só pesquisar por tutoriais na internet que explicam como
fazer isso).
Por fim, lembre-se que seus perfis devem sempre estar atualizados e dê crédito dos lugares que você compartilhou a notícia. Agora, é só começar a trabalhar.
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