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segunda-feira, 10 de maio de 2010

RESULTADO REAL NO MUNDO VIRTUAL

O mercado imobiliário no Brasil hoje se rende cada vez mais à internet como um ambiente eficiente para a prospecção de novos compradores e clientes, num mercado altamente aquecido no estado. Há 46 anos no mercado imobiliário do Estado de São Paulo, a Real Consultoria Imobiliária teve, em março, 60% de suas vendas realizadas a partir de contatos que foram iniciados por meio de sua equipe de corretores online, no site da empresa. Este é um número recorde no segmento e resultado de grandes investimentos em tecnologia e treinamento da equipe.

Segundo o diretor da equipe online, Francisco Junior, há diversas empresas que divulgam números exorbitantes de acessos aos seus sites institucionais, quando o aspecto mais importante que deveria ser considerado é a qualidade do acesso: “na Real, os clientes que entram em nosso chat são potenciais compradores, pois a empresa usa de uma estratégia de marketing única; por isso alcançamos esse resultado”.

O vice-presidente da imobiliária, Lourenço Lopes, afirma que a internet atingiu uma importância preponderante porque as pessoas querem mais informações sobre os empreendimentos antes de ir visitá-los e um site proporciona esse tipo de experiência aos compradores. Reunindo fotos, vídeos, dados e as plantas dos imóveis, o site é cada vez mais uma importante fonte de consulta para o comprador. Além disso, quem está interessado em adquirir um imóvel, pode mostrar ou enviar as informações daquilo que está lhe interessando rapidamente, para pessoas de sua família, mesmo à distância. Da mesma forma, compradores de outros estados e países podem conhecer muito do imóvel sem precisar, necessariamente, fazer uma visita pessoalmente ao estande de vendas com o apartamento decorado.

Lourenço narra um caso em que 80% de um empreendimento foram vendidos para investidores no exterior, no caso, japoneses e brasileiros que vivem no Japão. “Os imóveis no Brasil são mais baratos do que em outros países do BRIC, portanto, são uma excelente opção de negócio para quem objetiva investir”, completa.

O site da Real chega a receber de 5 a 8 mil contatos de visitantes aos corretores online por mês. Lourenço afirma que dessas consultas, de 1,5% a 2,4% tornam-se efetivamente vendas, mas acredita que em pouco tempo esta média irá crescer. Os últimos resultados da equipe online da imobiliária são crescentes: “o aproveitamento ainda não é o ideal, mas a equipe está trabalhando muito para melhorar o atendimento”, explica. No último ano, a Real investiu cerca de 2 milhões de reais na equipe e ferramenta online de vendas e atendimento, e pretende investir mais 2,5 milhões de reais somente em tecnologia, até o final de 2010.

Com foco em médio e alto padrão, a Real Consultoria Imobiliária atua somente com consultoria a construtoras e vendas de imóveis novos e lançamentos, na faixa entre 120 mil e 25 milhões de reais. Todavia, a empresa também possui outra imobiliária para tratar de imóveis usados e aluguéis, a Solar Imóveis, que também investe no atendimento online e em imóveis mais populares, como aqueles mediados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.

As duas empresas hoje atuam com cerca de 540 corretores, sendo 120 credenciados para o atendimento online: “o perfil de um corretor para atender na consultoria online é escrever muito bem e rápido, tem que ser o corretor de primeira linha”, detalha Lourenço. Todos os meses, o vice-presidente explica que de 10 a 20% dos corretores da equipe são reprovados em sua atuação e deixam a equipe online: “a pessoa tem que voltar para o treinamento”. A imobiliária também conta com atendimento online em outros idiomas, como inglês. Um caso destacado pelo vice-presidente é o de um consultor online de 18 anos, que vendeu imóveis tratando em inglês, às três da manhã, para um cliente de Londres e foi premiado por duas construtoras pelos resultados.Francisco Júnior afirma, ainda, que o ramo online da imobiliária está abrindo novas praças de atuação. Em função dos resultados obtidos para uma construtora no litoral paulista, a Real foi convidada a comercializar outro empreendimento do grupo na Bahia, com sua equipe online. Isto ocorreu depois que a imobiliária conseguiu, em São Paulo, vender o dobro dos imóveis de um concorrente no estande de vendas: “a eficiência da equipe online da Real é hoje um grande diferencial da empresa no mercado”, afirma o diretor.

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