Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

IMÓVEL NOVO OU USADO: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM

A compra da residência própria é uma decisão complexa e se torna cada vez mais difícil de ser feita, devido à grande gama de opções disponíveis, todas com suas vantagens e desvantagens. Se você escolher um imóvel usado ou novo, saiba que cada um possui suas particularidades e, primeiramente, o mais importante a fazer é analisar cada detalhe para definir os pontos positivos e negativos de cada opção.

Sabemos que quando se pensa em casa ou apartamento próprio a imagem de um imóvel na planta é a mais lembrada, afinal, todo mundo quer um espaço novo e bem cuidado. Mas, da mesma forma que algumas pessoas, ao analisarem um imóvel usado e suas condições, acabam se surpreendendo pela qualidade, você também pode sentir o mesmo. E, para ajudá-lo na sua escolha, trouxemos algumas características dos imóveis novos e usados. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um!

LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL
Geralmente, por serem mais velhos, a maioria dos imóveis usados possui boa localização na cidade, ocupando bairros disputados e próximos dos melhores tipos de serviços. Resta então aos imóveis novos aquelas áreas mais afastadas dos grandes centros de desenvolvimento, o que pode ser uma desvantagem se você não pretende se locomover por distâncias maiores. Por outro lado, é fato que áreas recentemente ocupadas só tendem a crescer, mas isso pode demorar muito dependendo das suas expectativas. O ideal é que se faça a avaliação adequada de cada tipo de imóvel para não haver arrependimentos.

PERSONALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO
Um imóvel novo tem como uma das maiores vantagens a possibilidade de personalização e adequação dos seus espaços ao gosto do cliente, ao passo de que o imóvel usado já vem praticamente pronto, isso se ainda não precisar de alguma reforma. Um imóvel usado pode até ser adequado aos desejos do comprador, mas isso gera custos e além do mais, certas intervenções não são possíveis dependendo do tipo de estrutura e/ou material existente. Ponto maior para o imóvel na planta quando o assunto é personalização.   

VALOR
A diferença de valor dos dois tipos de imóveis podem variar conforme a região e localização, mas podemos considerar que imóveis usados em geral possuem um preço mais acessível por área construída, já que muitas vezes são vendidos diretamente por pessoa física e não através de construtoras. Sendo assim, a compra de imóveis usados é mais acessível do que para os novos.

ÁREA DISPONÍVEL
Com o crescimento acelerado das cidades, a disponibilidade de espaços para a construção de estabelecimentos fica cada vez mais escassa, aumentando assim os valores dos terrenos. É por isso que ultimamente boa parte dos imóveis novos são projetados com o máximo aproveitamento das áreas, o que os torna, muitas vezes, pequenos ou até apertados.

Por outro lado, as áreas de lazer dos imóveis na planta são quase sempre maiores, então fica a cargo do comprador saber qual tipo de área lhe interessa ser valorizada. Portanto, quando o assunto é área para moradia, o imóvel usado sai ganhando. Outro ponto positivo deste é a existência de um pé direito mais alto, outra característica de um tempo onde se projetava espaços mais amplos.

MANUTENÇÃO
Dependendo da idade do imóvel usado, sua manutenção pode ser frequente ou até dispensável. Prédios e casas com mais de 30 anos podem necessitar de maiores reformas, gerando custos e possíveis incômodos para o morado. Um imóvel novo, por outro lado, pode ser mais confortável pela falta de problemas de instalação e de estrutura, mas não está livre da necessidade de manutenção frequente, que acontece quando não é bem projetado, por isso, avalie e acompanhe as condições em planta e durante a execução.

Nenhum comentário: