Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Japão anuncia construção da maior usina solar flutuante do mundo

Obras serão iniciadas neste ano e deverão ser concluídas em abril de 2015 

O pequeno tamanho territorial em relação à população numerosa e o acidente na usina nuclear de Fukushima em 2011, com reflexos até hoje, levaram o governo do Japão a estudar projetos sobre a água. Recentemente, as companhias Kyocera e Century Tokyo Leasing se associaram para montar duas enormes ilhas de painéis solares que flutuarão em dois reservatórios para a geração de 2,9 megawatts de energia. 

Segundo o anúncio, uma das megausinas ficará sobre a superfície do lago Nishihira e deverá gerar 1,7 megawatt, o que fará dela a maior instalação do tipo no mundo. A segunda estará localizada no lago Dongping, com capacidade de 1,2 megawatt. 

A construção começará neste ano e deverá ser concluída em abril de 2015. As duas empresas pretendem explorar, ao todo, 60 megawatts de 30 usinas flutuantes, cada uma com 2 megawatts de capacidade. Segundo elas, grandes projetos solares em terra prejudicariam a agricultura. De acordo com o Science Alert, o sistema flutuante deverá ser mais eficiente graças ao efeito de resfriamento da água. A joint venture (associação de empresas) já produz 93 megawatts de energia solar em terra. 

Fonte: EcoD



Nenhum comentário: