Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Corinthians obtém licença para desviar dutos de Petrobras

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu a licença para a Transpetro, braço de logística da Petrobras, relocar os dutos que passam sob o terreno em Itaquera onde será erguido o estádio do Corinthians.

Nesta semana, Odebrecht e Petrobras foram protagonistas de uma nova polêmica sobre o dutos: ninguém quer assumir o custo do desvio dos canais da estatal.

O valor estimado da obra de desvio atinge R$ 30 milhões.

Técnicos da Petrobras estiveram no terreno nesta quarta-feira para verificar o que pode ser feito.

A Transpetro comunicou que dará entrada na Agência Nacional do Petróleo com pedido de autorização para construção na nova faixa de dutos.

NOVA NOVELA?

Um impasse no financiamento pode dificultar a construção do Itaquerão, que teve as obras iniciadas na última segunda-feira. Até o momento, o BNDES ainda não aprovou o financiamento do projeto e ainda deseja que a Odebrecht, empreiteira responsável pela obra, tome o empréstimo, se responsabilizando diretamente por ele.

A Odebrecht, que colocará R$ 30 milhões do próprio bolso na primeira etapa das obras da arena corintiana, não aceita ficar como responsável pelo crédito. A empresa defende a criação de um fundo de investimento imobiliário em que o Corinthians seria o maior cotista.

Na terça-feira, saiu a autorização que faltava para o início das obras do Itaquerão. Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo a aprovação do relatório de impacto e vizinhança para começar, de fato, a obra do estádio na zona leste de São Paulo.

Mesmo sem esse parecer técnico, a prefeitura da cidade de São Paulo já tinha autorizado fazer o canteiro de obras no terreno do futuro estádio, por isso as obras começaram na segunda-feira.

Nenhum comentário: