Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2009

Chineses prometem novo prédio mais alto do mundo

Mesmo com a crise econômica, empresários chineses iniciaram, no mês passado, a construção daquele que, segundo eles, será o maior arranha-céu do mundo. Com 632 m de altura, o Shanghai Tower está sendo construído no distrito financeiro de Lujiazui, em Xangai, vai consumir US$ 2,2 bilhões em investimentos e tem conclusão prevista para 2014.

Segundo Gu Jianping, diretor gerente do consórcio que administra o projeto, quando o empreendimento for concluído, a economia chinesa já deverá estar crescendo com vigor novamente. Ainda de acordo com ele, o início da construção em um ciclo de contração econômica deve proporcionar alguma economia nos custos por conta do preço mais barato dos materiais de construção.

"Lançar a construção neste momento vai ajudar a impulsionar a moral de Xangai na luta contra a crise financeira", completou Gu Jianping.

Pelo projeto, o prédio de vidro e aço terá escritórios, espaço para um shopping, hotel e espaços culturais. Os designers do projeto afirmam ainda que o empreendimento será um dos arranha-céus mais "verdes" da China, com formato espiral para diminuir a resistência do vento e 54 turbinas de vento no topo.

O Shanghai Tower vai superar o atual prédio mais alto da China, o Shanghai World Financial Centre, de 492 m e inaugurado em agosto deste ano, e também o Taipei 101 tower, maior edifício do mundo, que fica em Taiwan e tem 509 m de altura.

Em seguida na lista dos maiores prédios do mundo estão as torres Petronas (452 m), em Kuala Lampur, o Sears Tower (442 m), de Chicago, e o Jin Mao Building, também de Xangai, com 421 m.

Nenhum comentário: