As imagens são uma peça-chave clave na hora de introduzir um imóvel no mercado, seja para vender ou alugar. As fotos postadas nos portais de imóveis podem ser o fator determinante na hora de decidir por contatar o proprietário ou não. Para tirar o melhor proveito de cada foto, aconselhamos:
- Antes de tirar as fotos deve-se pensar em um percurso fotográfico, ou seja, por onde começar e quais partes do imóvel é importante mostrar. Por exemplo, por mais que se trate de um apartamento, quem busca um novo lar também levará em conta o estado do edifício desde fora e como é a entrada. Em seguida, é bom decidir quais ambientes serão fotografados e em que ordem.
- Conhecer as condições de iluminação. Dependendo da época do ano, a luz entra em cada ambiente de uma maneira diferente e é necessário aproveitar a luz natural para tirar boas fotos e destacar os ambientes mais bem iluminados.
- Evitar o efeito contra-luz. Não deve-se tirar uma foto de frente para a janela, o melhor é se posicionar de costas para a entrada de luz, de forma a iluminar o seu ambiente e não “estourar” a sua foto.
Aproveitando a luz da janela ficaria assim:
- Escolher enquadramentos amplos. Pode haver exceções, mas é aconselhável mostrar a amplitude de um ambiente em um única foto.
- Levar em consideração as diferentes perspectivas para uma tomada. Aconselha-se colocar a câmera a uma altura média porque caso se tire a foto de baixo para cima as coisas parecerão maiores, do mesmo modo que ao tirar as fotos de cima para baixo tudo parecerá menor. A altura ideal é a de 1,20m do chão.
- Organizar os ambientes antes de tirar a foto. Pode parecer óbvio, mas nem todos o fazem.
- Concentrar-se nos detalhes mais bonitos do lugar: móveis, louça, algum acabamento especial, ambientes chamativos.
- Se existem muito espelhos, evitar que o fotógrafo apareça neles.
- Não esquecer que as fotos são uma vista parcial das coisas, por tanto é preciso buscar ressaltar os aspectos positivos, mas sempre sendo fiel a realidade.
- Se uma foto não sair boa, é melhor não publicá-la.
Fonte: Properati www.properati.com.br / Fotógrafo Matías Repetto Bonpland
Nenhum comentário:
Postar um comentário